domingo, 6 de julho de 2008

O governo chinês acusou em diversas ocasições o Dalai Lama de querer "boicotar" a realização dos Jogos Olímpicos, que começarão em Beijing em 8 de agosto. Desde 10 de março, protestos e enfrentamentos entre tibetanos e a polícia chinesa na cidade de Lhasa, capital do Tibete, deixaram cerca de 150 mortos, segundo o governo no exílio. Segundo o governo de Beijing, 20 pessoas morreram.

Em Beijing um ativista chinês de direitos da terra foi preso depois de ter colhido assinaturas para uma petição de oposição às Olimpíadas de Beijing, sua família está denunciando torturas policiais na prisão. O chinês que defendia maior atenção aos abusos de direitos humanos cometidos pelo regime comunista está isolado e não pode sair da cela. Sua irmã e o grupo de ativistas afirmam que Yang Chunlin está acorrentado a dias na mesma posição e que é forçado a limpar os dejetos de seus companheiros de cela. O homem foi detido em julho na província de Heilongjiang, no Nordeste da China, e formalmente preso um mês depois sob a acusação de ‘subversão do poder do Estado’, uma acusação vaga muito utilizada pela polícia chinesa. Os detalhes do caso não são claros mas a irmã do acusado, Yang Chunping, afirma que ele é pressionado constantemente a confessar o crime e que até gora não teve direito a nenhum tipo de defesa. Operário aposentado, Yang Chunlin, de 52 anos, ajudava outros fazendeiros a buscarem ressarcimentos por terras confiscadas, e antes de ser preso já havia colhido mais de 10 mil assinaturas no documento intitulado ‘Nós queremos direitos humanos, não as Olimpíadas’. Disputas de propriedades e invasões ilegais de terras, provenientes do crescimento econômico por que passa o país, despertaram protestos em várias cidades. Mas as autoridades do governo, freqüentemente apoiadas por investidores, abafam essas manifestações. O confisco de terras é um assunto particularmente delicado, ativistas acusam autoridades de forçarem mais de 1 milhão de pessoas a saírem de suas casas para dar lugar a novos complexos esportivos. – ‘Meu irmão não é um criminoso, ele estava tentando ajudar outros fazendeiros a recuperarem suas terras’ - disse Yang Chunping. – ‘Como eles podem chamar isso de crime?’ Um companheiro de cela libertado recentemente afirma que Yang está sendo submetido a dois tipos de tortura, incluindo uma na qual as pernas e braços do prisioneiro são puxadas por correntes para os quatro cantos de uma cama de ferro. Defensores dos direitos humanos chineses e a rede internacional de ativistas têm acompanhado o caso de Yang e sublinham que o estado do prisioneiro é crítico. ‘Depois de muito tempo na mesma posição, a vítima sente dores por todo corpo. Ele tem de comer, beber e defecar na mesma posição’, disse o grupo em um relatório por e-mail. A tortura é ilegal na China, mas acredita-se que é muito praticada pela polícia e oficiais do governo que se utilizam muito de confissões forçadas para provar crimes.

A madeira feita para tacos e outros instrumentos olímpicos foram extraídos ilegalmente do Tibet, assim como prata, ouro e bronze. Tibet virou lixo atômico da China.

Foda-se se a China é um dos países que mais cresce economicamente, isso não merece respeito. Sou à favor dos direitos humanos e contra as Olimpíadas em Beijing.

Um comentário:

Anônimo disse...

a gente tem que pensar positivo. Os chineses estão se esforçando e quem sabe eles aprendam um pouco, recebendo tantas pessoas de fora?
E sei lá. Tudo isso é totalmente sem fundamento. Só pq a gente recebe isso ou aquilo por email, nao quer dizer que seja verdade... ou vc tbm acredita nas correntes?? hehehehe